Dicas de como saber a qualidade do mármore

Embora não haja um padrão específico de qualidade no setor quando se trata de mármore, existem algumas maneiras de tomar cuidado com materiais de qualidade inferior.

O mármore trouxe elegância e classe para casas, apartamentos, biblicotecas, prédios comerciais, etc., durante séculos. Nos últimos tempos, a paixão pelo mármore cresceu para além de móveis.

Devido à natureza do produto, existem muitas limitações ao seu uso, por isso temos uma mistura de mármore falso. Pode ser difícil dizer se você está olhando para um mármore autêntico ou não.

Os materiais imitativos modernos podem reproduzir a aparência exata e a funcionalidade do mármore. Aprender as características do mármore o ajudará a identificá-lo à primeira vista.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode ter uma ideia mais aproximada sobre a qualidade do mármore.

Camadas de calcário e integração com outros minerais naturais podem criar coloração verde, amarela, rosa, cinza, creme e azulada.

Cores brilhantes e nítidas como turquesa, laranja ou preto significam granito, pedra feita pelo homem - ou mármore natural que foi misturado com outros ingredientes, como cimento para criar um produto de mármore falso que é fácil de personalizar.

qualidade do marmore coloracao

De discretos veios creme no mármore branco de Carrara aos veios violáceos, vermelhos ou azuis no mármore Sienna amarelo, o mármore natural mostrará suas impurezas por meio de longas listras sinuosas.

O granito geralmente tem uma variação de cor semelhante, mas a coloração secundária no granito se parecerá mais com nuvens do que com listras, ou terá uma aparência de “sal e pimenta”.

Os materiais manufaturados podem imitar uma aparência com veios em espiral, mas não mostram a profundidade e dimensão que os veios naturais do mármore mostram.

Precisa comprar granito ou mármore? Conheça as melhores marmorarias de campinas e região.

Por causa disso, a superfície do mármore apresenta riscos e desgastes com mais facilidade do que seus imitadores.

A maleabilidade do mármore é o que o tornou um material popular para esculturas e bancadas de cozinha em formato personalizado, e qualquer mármore real se tornará mais individualizado com o envelhecimento e uso.

Se você vir arranhões ou sinais de desgaste na superfície da pedra, está olhando para um mármore real.

Se você riscar uma faca em uma área imperceptível ou na parte inferior da laje e ela mostrar pouco ou nenhum dano, você está olhando para um granito ou pedra manufaturada mais durável.

O BRILHO DO MÁRMORE

Pedras sintéticas feitas para bancadas de cozinha e outras superfícies domésticas incorporam vidro e outros materiais finamente triturados com alto brilho em seu composto.

Isso pode criar um alto brilho inicial, mas não brilhará tão claramente ou tão intensamente quanto o mármore natural altamente polido.

Use o polidor de mármore para colocar a superfície da pedra em seu estado mais puro e limpo e para ser capaz de ver a verdadeira natureza da pedra.

Examine a superfície do mármore em busca de grandes fissuras ou rachaduras e, em seguida, vire o ladrilho para verificar o outro lado no mesmo lugar.

Os ladrilhos de qualidade não têm fissuras ou fraturas que percorram todo o ladrilho, mas, em vez disso, têm um veio de cor sem fissuras passando por ele.

Os fabricantes também aplicam reforços de fibra de vidro ou malha de epóxi na parte traseira de ladrilhos de qualidade inferior e mais fracos para garantir que o ladrilho não quebre.

Obviamente, quanto mais grosso o ladrilho de mármore, melhor, pois os ladrilhos de mármore contêm naturalmente falhas.

Essas falhas são agradáveis ​​de se ver, mas, dependendo de sua aplicação, elas também podem fazer com que o ladrilho quebre se for muito fino.

Às vezes, os fabricantes adicionam preenchimento às áreas que lascam ou racham nos ladrilhos.

Suponha que você observe áreas opacas ao segurar o ladrilho sob uma luz em um pequeno ângulo, especialmente quando a maior parte da superfície tem uma aparência de espelho.

Nesse caso, isso normalmente indica um mármore de qualidade inferior. Ladrilhos de mármore de alta qualidade não contêm buracos ou quebras que exijam a adição de preenchimento.

qualidade do marmore pedreira

Se a parte de trás do ladrilho parece estar coberta por uma malha ou rede, este é mais frágil do que outros.

A malha é de resina de fibra de vidro e é usada para reforçar a pedra contra rachaduras ou quebra.

Esse ladrilho pode não ser tão adequado para aplicações de alto tráfego, não porque pode rachar, mas porque pode riscar ou danificar mais facilmente.

Examine a superfície do mármore sob uma luz, segurando-o em um ângulo de 45 graus.

Se houver manchas pequenas e opacas em uma superfície polida, o mármore pode ter sido “preenchido” para tampar pequenos orifícios ou fissuras em sua superfície.

Pedras com preenchimento que não combinam bem com a cor da pedra, ou pedras que possuem grandes quantidades de preenchimento devem ser evitadas.

O preenchimento pode sair com o tempo, deixando um buraco na pedra que o proprietário precisará remendar para evitar mais danos.

Examine o mármore em busca de veios em sua superfície e, em seguida, vire o ladrilho para ver se há uma rachadura ou fissura no mesmo lugar na parte de trás da pedra.

Algumas pedras são muito propensas a fissuras e podem rachar se a fissura for profunda o suficiente.

Pequenas fissuras são comuns em algumas pedras e para uso em paredes, ou áreas de baixo tráfego não afetarão a qualidade ou o uso.

Pergunte sobre o fator de dureza do mármore. Se uma pedra tem um alto fator de dureza, mas parece ter resina de fibra de vidro, preenchimento ou fissuras, este é um ladrilho de baixa qualidade dessa pedra.

Uma pedra com um fator de dureza inferior pode ter essas qualidades presentes sem afetar a qualidade geral ou o uso da pedra.

  • Verifique todas as peças quanto à uniformidade de cor, tamanho e qualidade conforme especificado.
  • Uma face do mármore deve ser polida e todos os quatro lados cortados à máquina.
  • Deve ser reto e de espessura uniforme. Espessuras não uniformes resultam em pisos irregulares e podem causar acidentes em casa.
  • Os ladrilhos de mármore devem ser verificados quanto a tamanhos uniformes, pois os tamanhos irregulares dificultam o corte, a instalação e a argamassa, ocorrendo mais desperdício de material
  • Se a superfície posterior tiver uma tela de arame presa a ela, tais placas devem ser evitadas, pois os fabricantes colocam uma tela de arame se o mármore for frágil.
  • As veias na superfície do mármore devem sempre ser verificadas. Ao comprar, vire a pedra e verifique se há rachaduras ou fissuras. Às vezes, pequenas rachaduras estão localizadas junto com os veios na superfície do mármore. Lajes com pequenas fissuras podem ser utilizadas em áreas de baixo tráfego. Se houver rachaduras largas, então não é mármore de boa qualidade.
  • Você pode verificar se cores artificiais são adicionadas ao mármore arranhando sua superfície. Se for resistente a arranhões, o mármore é artificial e a cor pode desbotar após a instalação.
  • As placas de mármore podem ser verificadas quanto à porosidade, pingando 3 a 4 gotas de suco de limão (ácido cítrico) sobre sua superfície.

DIFERENÇA ENTRE LADRILHOS DE MÁRMORE FALSOS E REAIS

Esta é uma das partes únicas do mármore e é por isso que a amamos. Todo mundo quer ter sua própria identidade e ser diferente.

O brilho do mármore verdadeiro é um de seus atributos e características distinguíveis mais desejáveis ​​e não pode ser imitado de forma sustentável.

Atualmente, o mármore de imitação faz um ótimo trabalho em copiar a beleza do mármore e permitir que ele seja mais acessível do que o verdadeiro, seja ele mármore projetado ou impressão de alta qualidade. Mas existem características que nossa tecnologia ainda não consegue lidar.

Para os amantes do mármore, é a sensação, o toque e as pequenas falhas inerentes a cada mármore que fazem a diferença entre o mármore real e o mármore falso.

No entanto, o teste mais simples para determinar o mármore verdadeiro e o mármore falso é sua aparência. Como sabemos agora como o mármore é formado, entendemos o básico de que cada padrão é sempre diferente.

Acima estão os testes básicos e se você quiser verificar a qualidade do material, existem alguns testes de laboratório como absorção de água, dimensões, dureza da escala de Mohs, resistência química, gravidade específica, porosidade, módulo de arrebatamento, resistência ao gelo, choque térmico, etc.

Nos mercados globais de hoje, é necessário testar todos os materiais em laboratório, principalmente para um grande projeto.

Gostou das dicas? Deixe sua opinião.

Precisa comprar granito ou mármore? Conheça as melhores marmorarias de campinas e região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marmoraria
Marmorarias Campinas
Marmorarias e Granitos
Tudo em mármore
Melhor marmoraria
Ardósia
Pedras artificiais
Coloque sua marmoraria de Campinas e Região em destaque agora mesmo. Entre em contato com nossa equipe de vendas e tenha seu anúncio publicado no maior portal de marmorarias da região.
CONTATO