Diferenças e o que esperar da escolha entre mármore e granito.

À medida que granito e mármore se tornaram materiais muito populares para bancadas de cozinha e banheiro durante as últimas décadas, os proprietários de casas e apartamentos ficaram cada vez mais interessados ​​em saber as diferenças entre essas duas pedras naturais.

Muitos consumidores querem saber qual material é adequado para bancadas de cozinha, o que é preferido para tampos de banheiro, que pedra é boa para cozinhas externas, se o mármore pode ser usado como bancada de cozinha, e assim por diante.

Como parte da educação do consumidor, apresentamos este artigo para comparar granito e mármore.

Tanto o granito quanto o mármore são materiais de pedra encontrados naturalmente, extraídos diretamente da terra.

Embora o mármore e o granito tenham algumas semelhanças básicas, eles também apresentam diferenças significativas.

A decisão de instalar balcões de mármore e granito em sua casa depende da localização dos balcões e de como você os usará e fará a manutenção.

Precisa comprar granito ou mármore? Conheça as melhores marmorarias de campinas e região.

Origem do Mármore e Granito

O granito se origina pela solidificação e resfriamento do magma nas profundezas da terra por um período de milhões de anos. É classificada como rocha ígnea devido à sua origem no resfriamento do magma derretido.

Durante o processo de aquecimento e resfriamento lento, o granito se forma como um material extremamente duro.

O granito é constituído principalmente por Feldspato, Quartzo, que são minerais muito duros.

O mármore é classificado como pedra metamórfica porque é criado pela transformação de outro tipo de pedra chamada pedra sedimentar.
Rochas sedimentares se formam a partir de sedimentos na terra combinados com plantas enterradas sob a terra por um longo período de tempo.

Essas rochas sedimentares metamorfoseiam-se em mármore sob intenso calor e pressão. Esse processo incorpora outros minerais ao mármore que podem dar cores atraentes à pedra.

Então, basicamente, o mármore se origina como calcário e se transforma em mármore. O mármore consiste principalmente em carbonato de cálcio, que é muito mais macio do que os componentes do granito.

Aparência

O granito e o mármore têm uma aparência ligeiramente semelhante; entretanto, ao examinar atentamente, você pode detectar diferenças específicas.

As variações naturais de cores que aparecem no granito e no mármore diferem entre as duas pedras.

diferenca-marmore-e-granito-marmorarias-campinas

As variações da cor do granito geralmente aparecem como manchas em toda a pedra. As variações da cor do mármore lembram veios coloridos que giram através da pedra.

Força e Durabilidade

Os processos naturais que formam o granito e o mármore têm uma correlação direta com a resistência e durabilidade geral dos dois materiais.

Embora ambos os materiais durem e permaneçam bonitos por muitos anos em casa, é importante escolher o material correto para o local para garantir que não ocorram danos.

Granito

O granito tem uma dureza de 6 a 7 na escala de Mohs. O granito resiste facilmente a riscos e danos causados ​​pelo calor, tornando-o um material ideal para balcões de cozinha dentro e fora de casa. Os balcões de granito não se desgastam nem descolorem devido às atividades domésticas diárias.

Mármore

O mármore tem uma dureza de 3 a 5 na escala de Mohs. O mármore não tem a mesma durabilidade do granito e sofrerá danos nas tarefas comuns da cozinha, como o corte.

O contato com panelas e pratos quentes também pode danificar o mármore. Como superfície, o mármore é a escolha mais adequada para locais de baixo tráfego, como penteadeiras de banheiro, contornos de lareira e detalhes decorativos.

O uso de mármore para bancadas de cozinha se tornou uma tendência. Os proprietários das residências devem ser cuidadosos com a manutenção e seguir estritamente a rotina de aplicação da vedação.

Resistência a manchas

Os atributos metamórficos do mármore resultam em um material mais poroso. A porosidade do mármore resultará na absorção de alguns materiais por contato. Por exemplo, alguns alimentos ou líquidos (como molho de tomate), vinho, suco, limão e vinagre são absorvidos pelo mármore e causam manchas permanentes.

A extrema densidade do granito torna-o capaz de resistir a praticamente todas as manchas de alimentos e líquidos. Mesmo líquidos ácidos como o vinagre não permeiam o granito, contanto que você mantenha uma barreira selante eficaz no granito.

Selantes

Tanto o granito quanto o mármore precisam de vedação para manter os materiais bonitos. Antes ou imediatamente após a instalação, um profissional aplicará selante em ambos os materiais como medida de prevenção de danos.

Uma vez que as bancadas de granito têm propriedades inerentes de resistência a manchas, elas precisam de aplicação menos frequente do selante do que materiais de mármore.

Para obter resultados ideais, você deve aplicar uma nova camada de selante uma vez por ano ou uma vez a cada 3 anos, dependendo do tipo de selante usado.

O mármore requer um cronograma diligente de resselagem para proteger a superfície porosa.

Sele novamente o mármore pelo menos duas vezes por ano - com mais frequência se você notar que a água é absorvida pelo mármore em vez de se acumular na superfície.

Para testar granito ou mármore para determinar se um selante fresco é necessário, coloque uma pequena poça de água na superfície.

Se a água permanecer com gotas, o selante existente é eficaz. Se a água for absorvida pela pedra, aplique um selante novo.

Limpeza Segura

Limpe regularmente os balcões de granito vedados com água e sabão para manter as superfícies limpas e bonitas. Enxágue o sabão completamente.

As superfícies de mármore requerem uma limpeza mais cuidadosa para evitar danificar a pedra porosa. Use um produto de limpeza com PH neutro para evitar a descoloração do mármore.

Não use um limpador abrasivo em mármore, porque você pode embaçar o acabamento.

Essas são algumas informações e dicas para ajudar na sua escolha. E lembre-se de falar com o seu arquiteto, pois com certeza ele terá ótimas idéias de aplicação e decoração dos ambientes.

Se você gostou desse post, compartilhe!

Precisa comprar granito ou mármore? Conheça as melhores marmorarias de campinas e região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marmoraria
Marmorarias Campinas
Marmorarias e Granitos
Tudo em mármore
Melhor marmoraria
Ardósia
Pedras artificiais
Coloque sua marmoraria de Campinas e Região em destaque agora mesmo. Entre em contato com nossa equipe de vendas e tenha seu anúncio publicado no maior portal de marmorarias da região.
CONTATO